Metallica usa Spotify para fazer seus setlist
Segundo o site Quartz, o Metallica vem usando o Spotify para nunca repetir o seu setlist duas vezes nas cidades em que tocam. A cada lugar que a banda se apresenta, é feita uma análise, com base no que o público está ouvindo no Spotify e, é incluída algumas das músicas mais populares, disse Daniel Ek, CEO do Spotify.
“Você tem um artista como o Metallica, que muda seu setlist cidade a cidade apenas olhando os dados do Spotify para ver quais as músicas mais populares naquela cidade”. “Nunca estivemos em um lugar no tempo em que você pudesse tomar tantas decisões informadas e entender seu público tão bem quanto podemos fazer agora como artista.”
Disse Ek.
Fotos de Fernando Yokota
Daneil também disse que o Spotify está ajudando a mudar a indústria da música, já que graças aos dados compartilhados pela plataforma os artistas e gravadoras conseguem entender melhor o que os usuários estão consumindo.
Vale lembrar que os shows ao vivo são uma maneira mais importante para os artistas ganharem dinheiro. Porque serviços de assinatura, como o Spotify, enfraqueceram as vendas de álbuns e downloads de músicas.
O próprio Metallica grava cada um de seus shows ao vivo e os fãs podem comprar os arquivos de áudio no livemetallica.com, o que torna ainda mais crucial que cada show seja único.
Metallica e a análise de dados no Spotify
Em 2017, Lars Ulrich disse em entrevista estação de rádio 97.9 Baltimore, que cada vez que a banda retorna a uma cidade ele analisa a última década de apresentações nessa área. E muda de seis a oito músicas do setlist para dar ao público uma experiência diferente e única.
Lars, já vem fazendo isso por volta de 2003, e a banda não repetiu um setlist desde então. Insights do Spotify certamente os ajudaram nessa seleção das músicas.
“Obviamente, há certas músicas que temos que tocar”. “Mas há os cortes mais profundos, e os cortes mais profundos sempre tento variar… não toco o mesmo setlist duas vezes e tento tocar músicas diferentes para qualquer cidade em que estamos dependendo do que tocamos da última vez.”
Disse Ulrich,
Com o tempo a banda vem se mostrando bem integrada com os meios digitais. Em 2012 disponibilizaram seu catálogo no Spotify, 2016 o álbum Hardwired… to Self-Destruct foi lançado na íntegra no YouTube, com vídeos exclusivos para cada música.
Ao que parece, com o passar do tempo, entenderam como os meios digitais podem impulsionar qualquer negócio, se usado com inteligência e estratégia.
Fonte/Créditos: Quartz
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